Universos de Possibilidades Artísticas

Um Multiverso de Criatividade.

A de ARTE: Palavra de origem latina, "ars" significa técnica ou habilidade. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".

E são tantas as possibilidades de se expressar através das artes!

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.”

Goethe

A arte é um tipo de comunicação que acompanha a humanidade desde os primórdios. Já na época das cavernas os seres humanos se comunicavam por meio dela, a chamada arte rupestre.

Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Atualmente, há 11 tipos de artes: pintura, música, dança, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

Vejamos então todas elas e como se apresentam:

Pintura

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”

Leonardo da Vinci

Podemos definir a pintura como a técnica de depositar pigmentos coloridos - que podem ser pastosos, líquidos ou em pó - sobre uma superfície, gerando imagens figurativas ou abstratas.

Essa é uma atividade que permite às pessoas se comunicar e demonstrar sentimentos por meio de formas, cores e texturas.

A história da pintura remonta o período pré-histórico, quando os seres humanos usavam as cavernas como suporte para seus desenhos. Esse tipo de arte era feito com pigmentos extraídos de óxidos minerais, ossos carbonizados, vegetais, carvão, sangue e gorduras de animais.

É uma manifestação artística que possibilita aos homens conhecer melhor o seu passado, costumes e crenças, pois pode revelar muito sobre a cultura de determinada época e lugar.

Além disso, é considerada uma das formas de arte mais tradicionais e boa parte das grandes obras da humanidade são pinturas com tinta a óleo.

No Brasil, a pintura por muito tempo seguiu as tendências europeias e alguns pintores responsáveis por uma maior valorização de temas genuinamente brasileiros são: Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, Caribé, entre outros.


Música

“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.”

Beethoven

Esse tipo de arte tem o poder de despertar sentimentos variados, favorecendo o equilíbrio mental e o bem-estar.

A música está presente em nosso dia a dia a partir do momento em que nascemos. Desde as canções de ninar que cantarolavam para nós, até os ritmos dançantes que ouvimos em uma festa, por exemplo.

Pode-se dizer que a linguagem musical é formada por diversos sons que se apresentam em espaços de tempo pré-determinados, formando assim - ritmo, harmonia e melodia.

O ritmo é dado pela marcação de tempo entre um som e outro. A harmonia trata-se da combinação dos elementos musicais simultâneos.

Já a melodia, refere-se à sequência de sons que se apresentam na música, sendo percebida em nossa mente como uma unidade. Por isso que conseguimos assobiar uma canção, por exemplo, mesmo que não saibamos tocar um instrumento.


Dança

"A dança exige o ser humano inteiro ancorado no seu centro, e que não conhece a obsessão da vontade de dominar gente ou coisas, A dança exige o homem livre e aberto vibrando na harmonia de todas as forças. Ó homem, ó mulher, aprenda a dançar senão os anjos do céu não saberão o que fazer contigo."

Santo Agostinho

A dança é a arte do movimento corporal. Usando o corpo como instrumento, as pessoas podem exteriorizar seus sentimentos fazendo gestos cadenciados por um ritmo.

É uma das formas mais antigas de manifestação artística, tendo origem ainda na pré-história. As pessoas dançavam em rituais de celebração, agradecimento, cerimônias fúnebres e para pedir proteção. Ou seja, a dança tinha um caráter sagrado.

Geralmente esse tipo de arte vem acompanhado da música, sendo quase sempre inseparáveis, entretanto é possível também expressar-se nessa linguagem sem que haja som.

É uma maneira muito saudável de expressão, pois além de favorecer a criatividade, também auxilia na vitalidade corporal e psicológica, trazendo inúmeros benefícios.


Escultura

"Você é como um ceramista que possui argila e diariamente molda vasilhas e utensílios para seu uso. A CONSCIÊNCIA é a argila – a substância com a qual você cria a sua vida – e cada condição relacionada a ela. Você, sozinho, molda a sua vida na forma que ela tem. Através de seus pensamentos você pode mudar seu futuro pessoal... O que você mantiver firmemente em sua mente é o que exteriorizará".

Consciência Crística

Compreende-se escultura como a arte de modelar ou desgastar matérias brutas (como a argila, mármore, madeira e pedra) e convertê-las em objetos com significados, expressando ideias e sentimentos.

Usando formas, espaços e volumes, o artista cria obras tridimensionais, ou seja, que têm altura, largura e profundidade.

Assim como as outras formas de artes que vimos até agora, a escultura também é muito antiga e começou a ser feita ainda nas sociedades primitivas.

É curioso que nesses primeiros trabalhos em escultura, não existiam representações de figuras masculinas. Prevaleciam as formas femininas com ventres e seios volumosos. Um exemplo é a estatueta da Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria e esculpida há mais de 25 mil anos.


Literatura

"O mundo é muito bonito! Gostaria de ficar por aqui… Escrever é meu jeito de ficar por aqui. Cada texto é uma semente. Depois que eu for, elas ficarão. Quem sabe se transformarão em árvores! Torço para que sejam ipês-amarelos…"

Rubem Alves

Na literatura, a escrita é a ferramenta utilizada para se expressar.

A invenção da escrita foi um dos acontecimentos mais importantes para a humanidade. Ela figurou um marco e delimita o fim da chamada “pré-história” e o início da “história”.

Com o passar do tempo e sua evolução, ela passou a ser não só um meio de comunicação simples e direta, mas também uma ferramenta para transmissão de ideias, sentimentos, reflexões, pensamentos e para narrar histórias.

O desenvolvimento da literatura aconteceu gradualmente e cada época e lugar possui características literárias distintas. Entretanto, podemos dizer que a literatura sempre representou uma importante fonte de conhecimento histórico acerca das sociedades.

São muitas as maneiras de escrever e tipos de textos literários, por exemplo: prosa, ficção, romance, poesia e cordel.


Teatro

"Olhe ao redor! Perceba como o teatro está lotado, e se você quiser estar aqui sem assumir um personagem, se você não quiser jogar o jogo, prepare-se pra ser o louco."

Nietzsche

O teatro é a linguagem artística em que as pessoas, no caso os atores e atrizes, representam uma história para um público.

A manifestação teatral mais parecida com a que conhecemos hoje no Ocidente surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C.

Nessa época, o teatro mesclava temas sagrados e profanos e era feito em homenagem ao deus Dionísio, considerado o deus do vinho, das festas e da fertilidade. Nessas encenações, não era permitida a participação de mulheres, sendo apenas homens a desempenhar os papéis.

Os gêneros teatrais que haviam na Grécia Antiga eram somente a comédia e a tragédia. Com o tempo, o teatro foi se transformando e avançou também por outros territórios.

Hoje existem muitas maneiras e estilos de se fazer teatro, entre eles: musical, ópera, fantoches, teatro de sombras, drama, comédia, teatro de rua, teatro de palco, entre outros.


Escritor, Editor e Produtor Artístico
Viver e meditar me edita em recriar e partilhar bom humor, paz e gentileza. ♾